Fundação da prática






Gyatrul Rinpoche (China, 1924 ~):

Muitos de vocês são muito instáveis em sua prática e na vida em geral, com muitos altos e baixos, como uma gangorra. A razão principal para isso ocorrer é que vocês não têm a fundação necessária sobre a qual construir a estabilidade. Vocês falharam em cultivar um campo — o fluxo mental — puro e limpo para poder, então, aplicar às práticas.

O melhor jeito de fazer isso é completar as preliminares*. Muitas pessoas, mesmo após dez anos de prática, vão descobrir que ainda não estão fazendo muito progresso, e que os obstáculos e dúvidas ainda são abundantes. O único motivo para isso é a falha em preparar o campo da mente — realizar as preliminares antes de mudar para técnicas mais elevadas e avançadas, que a mente simplesmente não está pronta para receber.

Isso é verdade não apenas para praticantes budistas, mas também para cristãos, muçulmanos, hindus e todos os praticantes de todas as grandes religiões do mundo. Os princípios e preceitos básicos de todas as religiões verdadeiras são muito puros. O que você vê como impuro é apenas a inabilidade daqueles que aderem a elas.

Então para budistas, por exemplo, se você falhar em abraçar e internalizar os princípios e preceitos básicos da prática, então sua mente sempre será atropelada pelas cinco aflições mentais. Essas aflições negativas são o desejo, ódio, inveja, orgulho e ignorância. Elas são os obstáculos básicos que te impedem de fazer qualquer progresso real no caminho.

Na verdade, a função do treinamento preliminar é preparar o campo da mente para que você realmente seja capaz de colocar de lado as ilusões mais grosseiras e de fazer surgir suas qualidades ocultas. Isso permite a você efetivar sua verdadeira natureza de bodhicitta [mente do despertar], a mente que cuida dos outros mais do que de si.

“Meditation, Transformation and Dream Yoga”, loc. 742

* preliminares: no budismo vajrayana isso é chamado de “ngondro”, um conjunto de práticas essenciais que são acumuladas de modo similar a como um piloto em treinamento acumula horas de vôo antes de transportar passageiros.


comentários